sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Em 2010 – VEREDA PELO NORDESTE


O espetáculo Vereda da Salvação, do grupo Ser Tão teatro vai circular pelo Nordeste com patrocínio da Petrobrás

O projeto “Vereda pelo Nordeste”, do grupo paraibano Ser Tão Teatro foi contemplado no Programa BR de Cultura. O projeto prevê a circulação do espetáculo “Vereda da Salvação” por três estados nordestinos (CE, BA, SE), sendo uma temporada de 3 apresentações nas capitais e uma apresentação no interior de cada estado visitado, totalizando 12 apresentações. A divulgação do resultado do edital Programa BR de Cultura aconteceu ontem, dia 27 de agosto, em coletiva de imprensa realizada na sede da Petrobrás Distribuidora na cidade do Rio de Janeiro. Christina Streva, diretora do grupo Ser Tão Teatro, esteve no evento e comenta sobre a importância desta premiação para o grupo paraibano: “ ser agraciado em um edital deste porte, só vem confirmar a relevância do trabalho contínuo que estamos desenvolvendo há 3 anos na Paraíba. Este reconhecimento nacional fortalece e dá visibilidade a classe artística paraibana e motiva a produção teatral da região”.

Todas as informações sobre esta seleção já estão disponíveis no site Petrobrás Distribuidora: www.br.com.br.

Sobre a peça

Apresentada inúmeras vezes na capital, mas também levada às cidades periféricas, inclusive ao sertão paraibano, Vereda da Salvação causou forte impacto por onde passou. Assistida por muitas pessoas que nunca haviam visto um espetáculo teatral antes, muito menos um clássico do teatro moderno brasileiro, a apresentação da peça foi sempre acompanhada de debates calorosos, que permitiram ao elenco e a direção constatarem como o espetáculo mexe com o povo nordestino, o os faz refletir sobre importantes questões da atual sociedade sertaneja brasileira que são tão bem abordadas na peça de Jorge Andrade. “Vereda da Salvação é uma peça que fala desse Brasil esquecido. O Brasil sertanejo presente ainda hoje no interior do Nordeste, nas cidades periféricas, de brasileiros que não tem qualquer acesso à cultura. É esse Brasil que o projeto também quer abraçar, levando o teatro Nordestino de qualidade, para os demais estados da região. Nesse sentido, o projeto promove o intercâmbio entre estados tão próximos, que podem desenvolver inúmeras atividades em parceria e que precisam se conhecer melhor para trocar mais e potencializar seus talentos”, afirma Streva.

Trajetória do grupo

O primeiro espetáculo do grupo foi o clássico “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade, que estreou em João Pessoa, em dezembro de 2007. Considerado o melhor espetáculo do ano pela crítica especializada, a peça foi contemplada pelo edital Jovens Artistas” do Ministério da Cultura – (MEC/SESu)” e já em sua primeira temporada foi agraciada com o "Prêmio Domingos Sérgio Batista de Destaque da Cultura Paraibana". Em 2008, o Ser Tão Teatro, idealizou e produziu a I MOSTRA DE TEATRO DE GRUPO, em parceria com o Departamento de Teatro da UPFB, a Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope), e o Núcleo do Teatro Universitário, trazendo para João Pessoa grupos de teatro de renome nacional, como o grupo Clowns de Shakespeare-RN. Ainda em 2008, o grupo foi convidado a integrar o Movimento LAPADA. O movimento tem como objetivo realizar trocas artísticas e fomentar a articulação entre grupos de teatro do nordeste é formado pelos grupos: Bagaceira (CE), Máquina (CE), Clowns de Shakespeare (RN), Estandarte (RN), Alfenim (PB), Piollin (PB) e Ser Tão Teatro (PB). Há dois anos a LAPADA vem organizando encontros e fortalecendo o intercâmbio entre esses coletivos. Em 2009, o Ser Tão Teatro foi contemplado no edital BNB de Cultura com o projeto “Vereda pelo Sertão” que possibilitou ao grupo circular com o espetáculo Vereda da Salvação por cidades do sertão paraibano como Cajazeiras, Souza, Alagoa Grande e Mari, ministrando oficinas e realizando debates. O Ser Tão Teatro foi também contemplado este ano pelo PROGRAMA ELETROBRÁS de CULTURA 2009 e, atualmente, está ensaiando a próxima montagem do grupo que será o espetáculo mambembe “Farsa da Boa Preguiça” de Ariano Suassuna, em parceria com o grupo potiguar “Clowns de Shakespeare”.

Contato: Renata Mora Assessora de Imprensa / produtora 83 8886 6799 /3512 6799

Nenhum comentário:

Postar um comentário