quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Esquentai Vossos Pandeiros Jacksonianos - Inscrições abertas para as oficinas



Aos 90 anos de aniversário de nascimento de Jackson do Pandeiro, a Associação Cultural e Recreativa Anjo Azul juntamente com a TRATO Assessoria e Produção Cultural, está recebendo inscrições para as oficinas de Teatro e Artes Plásticas, que serão realizadas em Alagoa Grande, com apoio do Governo Municipal.

A produção do projeto faz a última chamada para a oficina de Pandeiro, realizada em João Pessoa, no Centro Cultural do Terceiro Setor Thomás Mindelo, às quartas-feiras, a partir das 18h. O projeto tem patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Lei Augusto do Anjos edital 2008.

Inscrições e outras informações sobre as oficinas, que são gratuitas, pelos telefones 83 3512 6799/8809 9663, ou pelos emails tratonacultura@gmail.com / augustafarias@hotmail.com .

O projeto será encerrado no mês de novembro, com uma grande festa em duas etapas, primeiro em Alagoa Grande e posteriormente em João Pessoa, onde serão apresentados os resultados dos três meses de oficinas e uma palestra sobre a vida e obra de Jackson do Pandeiro.

OFICINAS

ARTES PLÁSTICAS

Tem como objetivo promover o acesso as artes plásticas, como atividade que acolhe e interage diretamente jovens, adultos e melhor idade. A oficina Jacksoniano buscará representar a musicalidade do Rei do Ritmo através de telas e estandartes trabalhando cores, brilho e som. Acreditamos que assim vamos despertar, positivamente, as emoções pela arte de Jackson do Pandeiro.

OFICINEIRA: Dulce Abstrato
Artista plástica desde 1997 e oficineira desde 2007. Já participou de projetos com apoio do Ministério da Cultura e em OGN´s da cidade de João Pessoa. Através de Projeto do Ministério da Cultura ministrou oficinas na cidade de Itabuna-BA. Atuou como oficineira na ASTRAPA e Grupo de Mulheres Maria Quiteria, localizados no Centro Cultural Terceiro Setor Thomas Mindello.

MONTAGEM TEATRAL

Proporcionar aos alunos-atores uma vivência teatral completa, desde sua concepção, passando pela preparação do ator, construção da personagem, ética teatral, jogos dramáticos, improvisação, expressão corporal, caracaterização, cenografia, concepção de figurinos, música, linha temática de iluminação, pesquisa e experimentações práticas de grupo. A oficina culminará na montagem de uma performance teatral/musical intitulada “Rei do Ritmo” em comemoração aos 90 anos de Jackson do Pandeiro.

OFICINEIRO: Netto Ribeiro
Ator, performático e diretor, Netto Ribeiro é fundador do Ser Tão Teatro e atua na cena paraibana há 10 anos. Em 2003, conquistou o prêmio de Melhor ator no FESTGUAÇUI – ES. Idealizou, produziu e dirigiu o Projeto 15 Cultural,2006, que teve no repertorio os musicais “Vila Cazuza” e “Ópera do Chico”. Sua trajetória inclui trabalhos no teatro, na teledramaturgia, e em longa metragens como Canta Maria de Francisco Ramalho Junior.

Percussão (Pandeiro)

O pandeiro tem origem moura e é utilizado nos contextos erudito e popular. Jackson do Pandeiro é um dos maiores nomes da Música Brasileira e soube miscigenar sonoridades múltiplas, trazendo para nossos ouvidos as mais suingadas canções de nosso cancioneiro popular. Nossa oficina trabalhará ritmos brasileiros, fazendo uso do repertório de Jackson do Pandeiro, procurando desenvolver técnicas básicas para o aprendizado do pandeiro, buscando aliar teoria e prática em atividades de canto e execução instrumental.

OFICINEIRO: Ely Porto
Formado pela Universidade Federal da Paraíba e músico atuante no cenário artístico do estado, já desenvoleu projetos com Cabruêra, Escurinho& Labacé; Os Caba; Mestre Fuba; Cátia de França; Biliu de Campina; As Párea; La Gambiaja; Batuque Quebra-Quilos; Círculo de Tambores; Nação Maracahyba; Maíra Barros e Antônio Barros & Cecéu; ÔdeCasa; Anne Raelly. Composições e Participações em CDs: O Melhor Do Forró no Maior São João do Mundo e Heimatklange Sons da Terra com Cabruêra e As Parêa,XIII MpbSesc,O Som de Todas as Lutas com As Parêa.



OUTRAS INFORMAÇÕES
TRATO Assessoria e Produção Cultural
Av. Nego, 200, sala 108, Tambaú (Ed. Esquina 200),
CEP. 58039-100, João Pessoa / PB
83 – 3512 6799

Nenhum comentário:

Postar um comentário