terça-feira, 23 de junho de 2009

espetáculo ESPARRELA


O Grupo de Teatro Bigorna comemorou mais de 40 anos de atividade teatral na Paraíba, apresentando durante todo o mês de maio de 2009, sua mais nova montagem: o monólogo Esparrela, com texto, direção e atuação de Fernando Teixeira. Esparrela é como um limítrofe aos dois “eu”. É o encontro entre Arquimedes e Manoel. Sendo um espelho, este espetáculo nos revela a amplitude que o inconsciente humano encampa.

Os dois personagens são opostos, como define o ator e diretor. “O primeiro encontro de Arquimedes com Manoel – seu alter ego, não foi de medo do homem, mas sim, da segurança que ele demonstrou. Estava assim, ele diante de seu oposto, da sua problemática. O outro era o seu inferno, portava a força presa do seu ser”.

“Em sua Esparrela, Fernando Teixeira nos propõe um exercício de perceptivo calcado na imaginação. Nesse jogo, sabemos o tempo todo que está diante de nós o ator, desnudado de recursos e basicamente com seu corpo como instrumento de trabalho. Temos a plena noção de que a realidade concreta não se põe mais do que tablado, um tambor, e um ator, mas nesse espírito imaginativo apraz-se de tal maneira que, por vários momentos, os olho e os ouvidos insistem em convencer-nos de uma nova realidade, impondo-nos uma dúvida: será um homem isto que se coloca diante de nós?”, José Tonezzi – Professor Doutor do Departamento de Artes Cênicas da UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário