segunda-feira, 9 de maio de 2011

III MOSTRA DE TEATRO DE GRUPO


A III Mostra de Teatro de Grupo acontece de 23 à 28 de maio no Centro Histórico, a novidade deste ano é que será na rua

Nem bem chegou de turnê com o espetáculo “Flor de Macambira”, foram quase dois meses circulando por 10 cidades ribeirinhas do Rio São Francisco (PE, AL, SE, BA e MG), além das capitais Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o Coletivo Ser Tão Teatro se lança em mais uma ação, desta vez de militância, ao realizar a III Mostra de Teatro de Grupo no período de 23 a 28 de maio no centro histórico de João Pessoa. Patrocinado pela Caixa Econômica Federal através do Programa Caixa Cultural e pelo Fundo Municipal de Cultura, esta edição será dedicada ao Teatro de Rua.

“A notável tendência nos últimos anos de valorização das experiências de teatro no espaço público e sua importância tanto para a formação dos atores quanto para a formação de platéia, nos motivou a criar esta edição especial de teatro de rua”, explica Christina Streva, coordenadora da Mostra e diretora artística do Ser Tão.

A programação é extensa. Serão apresentados seis espetáculos de importantes grupos do cenário teatral nacional, sendo três grupos paraibanos, um cearense e um paulistano. Além dos espetáculos, a Mostra promove também uma oficina, duas vivências, uma conferência e três mesas redondas. TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA!

Outra novidade desta edição é a presença de convidados de fora do Nordeste o que, segundo Christina, “permitirá ampliar o debate e conhecer realidades distintas da nossa”. A diretora observa ainda que o desafio do grupo para o futuro do evento é o de “conciliar essa desejável expansão, sem cair no freqüente erro de inchar a programação e prejudicar a qualidade do encontro que a Mostra vem conseguido promover”, conclui.

A ABERTURA DO EVENTO ACONTECE NO DIA 23 DE MAIO (SEGUNDA-FEIRA) COM A ESTRÉIA EM JOÃO PESSOA DO APLAUDIDO ESPETÁCULO “FLOR DE MACAMBIRA”, NOVA MONTAGEM DO GRUPO SER TÃO TEATRO. TODAS AS APRESENTAÇÕES SERÃO EM FRENTE À SEDE DO SER TÃO TEATRO, NO LARGO SÃO PEDRO GONÇALVES, CENTRO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA, SEMPRE ÀS 20H.

Além de “Flor...”, o evento conta ainda com dois espetáculos da Cia Carroça de Mamulengos (CE), “Histórias de Circo e Teatro” e “Felinda” e “Este Lado para cima – “Isto não é um espetáculo” da Brava Companhia, de São Paulo que completa a programação dos grupos convidados. Da Paraíba, além do grupo anfitrião, teremos também o espetáculo “Histórias de Sem Réis” do Coletivo Alfenim de Teatro e “Silêncio Total”, solo de Luiz Carlos Vasconcelos, do Piollin Grupo de Teatro.

Dois importantes nomes do cenário teatral nacional participarão da Mostra apresentando a Conferência: “Panorama de Teatro de Grupo no Brasil” - a pesquisadora, diretora e professora carioca Rosyane Trotta e o crítico e jornalista paulista Kill Abreu.

Segundo a pesquisadora alguns dos temas que serão colocados em pauta são os princípios que motivam o teatro de grupo, “desde seu surgimento; das dificuldades em se constituir como grupo; da relação entre o teatro de grupo e a renovação estética teatral; dos diferentes modos de configuração dos grupos; da questão da autoria e da coletivização da criação”, explica Rosyane.

Rosyane e Kill também mediarão a mesa “Formação, Manutenção e Circulação nos grupos de João Pessoa”, que contará com a participação de integrantes de coletivos teatrais de João Pessoa. O Grupo de Teatro Bigorna apresentará também os primeiros dados colhidos através do mapeamento de equipamentos culturais e grupos de teatro na Paraíba.

O professor do curso de Artes Cênicas da UFPB José Tonezzi mediará ao lado de Christina Streva a mesa-redonda “Os Grupos e a Sociedade”, que contará com a presença de gestores culturais, representantes de instituições de fomento e do poder público.

Nas ações formativas da Mostra estão as vivências “Cameloturgia” com a Cia Carroça de Mamulengos e “Teatro de rua – técnica do ator e criação em grupo no trabalho da Brava Companhia”. E já na segunda-feira (23) tem início a oficina Música Encena, com o músico Beto Lemos, que assina a direção musical do espetáculo “Flor de Macambira” ao lado do músico paraibano Zé Guilherme.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas na Sede do Ser Tão Teatro a partir do dia 16/05, de segunda a sexta feira das 14h às 17h30.

Confira a programação completa:

SEGUNDA-FEIRA (23/05)

Oficina: Música Encena
Ministrante: Beto Lemos
Local: Casa de Musicultura
Horário: 09h às 12h

Espetáculo: Flor de Macambira
Grupo Ser Tão Teatro
Local: Praça Largo São Pedro Gonçalves
Horário: 20h

TERÇA-FEIRA (24/05)

Oficina: Música Encena
Ministrante: Beto Lemos
Local: Casa de Musicultura
Horário: 09h às 12h

Conferência: Panorama de Teatro de Grupo no Brasil
Palestrantes: Rosyane Trotta e Kil Abreu
Local: Casa de Musicultura
Horário: 15h às 18h

Espetáculo: Histórias de Teatro e Circo
Cia. Carroça de Mamulengos
Local: Praça Largo São Pedro Gonçalves
Horário: 20h

QUARTA-FEIRA (25/05)

Vivência: Cameloturgia
Ministrante: Cia Carroça de Mamulengos
Local: Casa de Musicultura
Horário: 09 às 12h

Além das Rotundas: Mapeamento dos Grupos da Paraíba- Grupo Bigorna às 15h.
Mesa Redonda: Formação, Manutenção e Circulação nos Grupos
Mediadores: Rosyane Trotta e Kil Abreu
Local: Casa de Musicultura
Horário: 15h30 ás 18h

Espetáculo: Felinda
Cia Carroça de Mamulengos
Local: Praça Largo São Pedro Gonçalves
Horário: 20h

QUINTA-FEIRA (26/05)

Vivência: Teatro de Rua-Técnica do ator e criação em grupo no trabalho da Brava Companhia
Local: Casa de Musicultura
Horário: 09h às 12h

Mesa Redonda: Da Discussão á Ação; Os Grupos e a Sociedade
Mediadores: Christina Streva e José Tonezzi
Local: Casa de Musicultura
Horário: 15h às 18h

Espetáculo: Este Lado para Cima
Brava Companhia
Local: Praça Largo São Pedro Gonçalves
Horário: 20h

SEXTA-FEIRA (27/05)

Espetáculo: Histórias de Sem Réis
Coletivo Alfenim
Local: Praça Largo São Pedro Gonçalves
Horário: 20h

SÁBADO (28/05)

Espetáculo: Silêncio Total
Piollin Grupo de Teatro
Local: Praça Largo São Pedro Gonçalves
Horário: 20h


Saiba mais no site: www.sertaoteatro.com.br/mostra


Informações para a imprensa
Calina Bispo
calina.comunicacao@sertaoteatro.com.br / calina.bispo@gmail.com
83 8891 3334 / 83 9623 9397

Nenhum comentário:

Postar um comentário