segunda-feira, 14 de março de 2011

Ser Tão Teatro apresenta “Flor de Macambira”, peça adaptada da obra de Joaquim Cardozo



Com uma bagagem de quase uma tonelada entre equipamentos de som e luz, cenários, figurinos e adereços, o grupo Ser Tão Teatro se apresenta nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, percorrendo, de ônibus, 5.860 km até a volta para João Pessoa.

O espetáculo, dirigido por Christina Streva, é uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar-se a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo.

A montagem é uma leitura contemporânea da dramaturgia da década de 60 e, apesar não ignorar a dimensão política original da época, atualiza a narrativa personificando o drama na protagonista, que não existia no texto de Cardozo. “O autor de O Coronel de Macambira não poupou liberdade poética para enlaçar literatura erudita, crítica social e festa popular. Nós buscamos entrelaçar sua poesia com o Brasil de nosso tempo e a linguagem cênica que emana do jogo vivo dos atores”, diz Rosyane Trotta, professora e pesquisadora da Escola de Teatro da UNIRIO, que assina a dramaturgia em conjunto com o Ser Tão.

“Flor de Macambira” tem cenário e adereços assinados por Carlos Alberto Nunes; o figurino, por Daniele Geammal; e a caracterização, por Mona Magalhães. A trilha sonora original é de Beto Lemos, da Cia Carroça de Mamulengos, e de Zé Guilherme, músico da Orquestra Sinfônica da Paraíba. São dois músicos em cena que tocam rabeca, bandolim, escaleta e diversos instrumentos de percussão.
Em cada cidade visitada, paralelamente às apresentações, é ministrada a oficina Construindo a Cena com o Ser Tão, para atores e não-atores que queiram vivenciar os princípios criativos do Grupo. A atividade é gratuita, a carga horária é de seis horas e a turma é aberta para até 20 pessoas. O patrocínio é da Chesf, através do Programa Eletrobras de Cultura 2010.

Navegue no site do Grupo Ser Tão Teatro: www.sertaoteatro.com.br

Navegue no hotsite de “Flor de Macambira": www.sertaoteatro.com.br/flor

Classificação etária: livre.
Duração: 55 minutos.
Entrada franca.

Apresentações:

BELO HORIZONTE – MG:
Praça Juscelino Kubitschek (Parque JK)
Mangabeiras
17, 18 e 19 de março, às 19h.

Oficinas: Galpão Cine Horto
15 e 16 de março, das 14h às 17h
http://www.galpaocinehorto.com.br
Tel: 31 3481 5580

COMO SE TRATA DE UM ESPETÁCULO DE RUA, O GRUPO INFORMA QUE, UNICAMENTE EM CASO DE CHUVA, A APRESENTAÇÃO SERÁ TRANSFERIDA PARA A PRAÇA DE SERVIÇOS DA UFMG NA PAMPULHA, E TERÁ INCÍO ÀS 18H.

Temporada Rio de Janeiro:
23 de março:
Campinho-Show do Grupo Nós do Morro, ás 19h.
Rua Dr. Olinto de Magalhães, s/nº. Vidigal
Capacidade:150 pessoas sentadas

25, 26 e 27 de março:
Parque dos Patins, às 19h.
Av. Borges de Medeiros,s/nº. Lagoa Rodrigo de Freitas.
Capacidade:150 pessoas sentadas

29 de março:
Jardins do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, às 19h.
Av. Pasteur, 436 fundos, Urca.
Capacidade:150 pessoas sentadas

30 de março:
Praça da Rua do Mercado, Centro, às 19h.
Capacidade:150 pessoas sentadas


Produção Rio de Janeiro e Belo Horizonte:
EmCartaz Empreendimentos Culturais

Outras Informações:
Carla de Gonzales
(21) 9961-0536
carlapagu@gmail.com
Calina Bispo
83 8891-3334
calina.comunicacao@setaoteatro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário