quinta-feira, 24 de março de 2011

Parque dos Patins na Lagoa será palco do espetáculo “Flor de Macambira” durante todo o final de semana



O próximo palco carioca a receber a "Flor de Macambira" é o Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigues de Freitas, neste final de semana, de 25 a 27 de março às 19h. O espetáculo é baseado na obra “O Coronel de Macambira”, de Joaquim Cardozo, publicada em 1963, adaptada por Rosyane Trotta e Ser Tão Teatro com direção de Christina Streva.

“Flor de Macambira” segue para o Jardins do CLA da UNIRIO, dia 29 (3ª feira, 20h); e encerra a turnê na Praça da Rua do Mercado, no Centro, no dia 30 de março (4ª feira, 19h).

No Rio, a estreia aconteceu no Campinho-Show, espaço do Grupo Nós do Morro, no Morro do Vidigal, no dia 23 (4ª feira passada). O espetáculo é uma festa popular com música, signos fortes da cultura popular, comicidade e efeitos circenses para contar a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira.

É a primeira vez que o Ser Tão Teatro, grupo formado na Universidade Federal da Paraíba em 2007, se apresenta na Região Sudeste. Com uma bagagem que pesa quase uma tonelada entre equipamentos de som e luz, cenários, figurinos e adereços, as dezoito pessoas da equipe técnica de “Flor de Macambira” percorrerão de ônibus, até o retorno a João Pessoa, 5.860 km. Desde a estréia em Penedo, Alagoas, em 11 de fevereiro, a montagem foi apresentada em Propriá (SE), Petrolina (PE), Paulo Afonso (BA), Juazeiro (BA), Bom Jesus da Lapa (BA) e Xique Xique (BA), Januária (MG), São Francisco (MG), Pirapora (MG) para um público estimado em dez mil pessoas.

Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo. “Flor de Macambira” é uma leitura contemporânea da dramaturgia da década de 60 e, apesar não ignorar a dimensão política original da época, atualiza a narrativa personificando o drama na protagonista, que não existia no texto original de Cardozo. Rosyane Trotta, professora da Escola de Teatro da UNIRIO, assina a dramaturgia em parceria com o Ser Tão. A montagem tem cenário e adereços assinados por Carlos Alberto Nunes, o figurino por Daniele Geammal, e a caracterização por Mona Magalhães. A trilha sonora original é de Beto Lemos, da Cia Carroça de Mamulengos, que assina a direção musical em conjunto com Zé Guilherme, músico da Orquestra Sinfônica da Paraíba. São dois músicos em cena que tocam rabeca, bandolim, escaleta e diversos instrumentos de percussão. O patrocínio é da Chesf, através do Programa Eletrobras de Cultura 2010.

Site do Ser Tão Teatro: www.sertaoteatro.com.br
Hotsite de “Flor de Macambira”: www.sertaoteatro.com.br/flor
Blog: www.sertaoteatroflor.blogspot.com/
Siga-nos no twitter: twitter.com/gruposertao


Serviço:
Flor de Macambira
Com o Grupo Ser Tão Teatro.
Adaptação de Rosyane Trotta e do Grupo Ser Tão Teatro do texto “O Coronel de Macambira de Joaquim Cardoso. Direção de Christina Streva.

Sinopse: A jovem Catirina sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar-se a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma.

Classificação etária: livre.
Duração: 55 minutos.
Entrada franca.

Temporada Rio:
25, 26 e 27 de março:
Parque dos Patins, às 19h.
Lagoa Rodrigo de Freitas - Av. Borges de Medeiros,s/nº.
Capacidade:150 pessoas sentadas

29 de março:
Jardins do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, às 20h.
Av. Pasteur, 436 fundos, Urca.
Capacidade:150 pessoas sentadas

30 de março:
Praça da Rua do Mercado, Centro, às 19h.
Capacidade:150 pessoas sentadas

FICHA TÉCNICA – Flor de Macambira
Texto original: “O Coronel de Macambira”, de Joaquim Cardozo
Adaptação: Rosyane Trotta e Ser Tão Teatro
Concepção e Encenação: Christina Streva

Elenco: Cida Costa, Gladson Galego, Isadora Feitosa, Maisa Costa,
Thardelly Lima, Winsthon Aquilles, Zé Guilherme, Anderson Lima
e Rodrigo Costa e Silva

Produção: EmCartaz Empreendimentos Culturais

Outras Informações:

Carla de Gonzales
PAGU Comunicação
(21) 3449-5340 / 9961-0536
carlapagu@gmail.com

Calina Bispo
(21) 8051-7007

Nenhum comentário:

Postar um comentário