quinta-feira, 13 de maio de 2010

2ª MOSTRA DE TREATRO DE GRUPO

Em sua segunda edição, o evento conta com grupos do Ceará, da Bahia, do Rio Grande do Norte e da Paraíba

No período de 14 à 22 de maio, acontecerá a II Mostra de Teatro de Grupo, uma realização do grupo Ser Tão Teatro em parceria com a TRATO Assessoria e Produção Cultural, com patrocínio do Banco do Nordeste e da FUNJOPE. Para esta edição, estão programadas a apresentação de cinco grupos de teatro, além da realização de cinco oficinas e debates durante os nove dias do evento. Entre os destaques estão os grupos Bagaceira (CE) e Oco Teatro Laboratório (BA).

O Bagaceira trará seu repertório apresentando quatro espetáculos, além de ministrar uma oficina que compartilha com os participantes o método criativo utilizado pelo grupo. O Oco Teatro Laboratório, apresentará dois espetáculos e ministrará três oficinas. O grupo é também o idealizador do FILTE (Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia) e estará na programação da Mostra com o projeto "Clássicos Teatrais do Nordeste", contemplado no edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
Representando o teatro paraibano, nesta edição, está o Grupo Bigorna de Teatro, dirigido por Fernando Teixeira. O conhecido diretor apresentará o monólogo "Esparrela" e também ministrará uma oficina.
A I Mostra de Teatro de Grupo, realizada em forma de militância, em abril de 2008, veio comprovar a boa fase do teatro paraibano. Com ampla participação de toda a classe teatral pessoense, a Mostra criou um espaço permanente de formentação e articulação do meio teatral regional, promovendo o intercambio entre os coletivos locais e trazendo para nossa cidade, grupos com reconhecida trajetória em todo o território nacional.
O sucesso da primeira edição, que ganhou grande notoriedade e atingiu um público amplo e diversificado, teve como desdobramento a aproximação efetiva entre o grupo paraibano Ser Tão Teatro (PB) e o grupo Clowns de Shakespeare (RN), e para celebrar a continuidade do projeto e representar o teatro de rua, os grupos apresentarão, na Praça da Paz, uma montagem compartilhada do espetáculo "Farsa da Boa Preguiça", que recentemente circulou por sete estados e atingiu um público de mais de 13 mil espectadores.
A realização da II Mostra de Teatro de Grupo é um projeto contemplado no edital BNB de Cultura, com co-patrocínio da Funjope e apoio do SEBRAE, do NTU ( Núcleo de Teatro Universitário) e da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia).
Confira a Programação Completa no site http://www.sertaoteatro.com.br/mostra/

OFICINAS OCO

TECENDO PARTITURAS
Ministrado por Luis Alberto Alonso (diretor), e parte de um trabalho de training pré-expressivo do ator para desenvolver códigos de manifestações espontâneas da cultura popular e “injetando” estes na literatura universal, tanto dramática como poesia ou prosa, brasileira ou internacional. Durante o curso os atores criarão partituras corporais que irão sendo tecidas e incorporado textos até construir a base da performance teatral.

ENERGIA E EXPRESSIVIDADE
Ministrado por Rafael Magalhães,(ator) e parte de um trabalho conjunto que Rafael Magalhães e Luis Alberto Alonso desenvolvem faz quinze anos no grupo internacional Ponte dos Ventos que reside em Dinamarca sob a direção de Iben Nagel Rasmussen, atriz fundadora do Odin Teatret. Este curso prevê trabalho intensivo de training com o ator, desenvolvendo a energia para o trabalho de composição no palco.

CLOWN: CONSTRUÇÃO DE UM CORPO CÔMICO ATRAVÉS DA MUSICALIDADE
Ministrado por Diana Ramos(atriz), e parte do estudo do clássico clown a partir da percussão e movimentação das danças nordestinas como o Maracatu, o Coco, o Xaxado, etc. O curso prevê a incursão pelos caminhos da construção de um clown.

Data: 14, 15 e 16 / Hora: 14h às 18h
Carga Horaria: 12 hrs / 15 vagas

OFICINA BAGACEIRA

A CONSTRUÇÃO DO CORPO EXTRA COTIDIANO
A busca do conhecimento metodológico e estético do método de trabalho do Grupo Bagaceira de Teatro, através de exercícios práticos pautados na metodologia plural do grupo. A oficina utiliza de exercícios de sensibilização, força e ritmo para despertar a consciência corporal e explorar as infinitas possibilidades da construção de uma partitura física extra-cotidiana.

Data : 20 e 21 de maio / Hora: 8h às 12h
Carga horária: 8 hrs / 20 vagas

OFICINA BIGORNA

Respirar, Sentir e Ação

Ministrada por Fernando Teixeira, é a síntese do método de trabalho de uma pesquisa em desenvolvimento pelo ator, utilizando de conceitos precursores da respiração, do sentir e da ação.

Data: 17 e 18 de maio
Carga Horária: 8 hrs / 15 vagas

Inscrições: oficinasmostra@sertaoteatro.com.br
Informações: (83) 8772 4904

Nenhum comentário:

Postar um comentário